Como largar o vício em jogos: o que é, estratégias e como começar
20/05/2022

Muitas vezes achamos normal uma criança ficar o dia inteiro na frente de um vídeo game, mas isso pode desencadear um vício em jogos.
Conhecida como gaming disorder, o vício em jogos é reconhecido desde 2018 pela Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11), da Organização Mundial da Saúde.
As pessoas que são viciadas em jogos acabam deixando de conviver com os amigos e família e apresentam comportamentos agressivos quando distante dos jogos. Como pode afetar a vida e os relacionamentos, hoje já existem tratamentos capazes de reverter essa situação.
Sintomas de uma pessoa viciada em jogo
Os jogos eletrônicos estão cada vez mais comuns e estão entre as atividades de lazer prediletas de muitas pessoas e nem sempre isso pode ser considerado um problema. Algumas pessoas inclusive jogam profissionalmente.
Mas o uso exagerado associado a sintomas como agressividade, problemas com sono, atos impulsivos, ansiedade e depressão pedem atenção.
Quem é viciado em jogos, deixa de lado suas atividades do dia a dia para que consiga passar mais tempo jogando. Assim, esse hábito acaba comprometendo a vida social, trabalho, estudos e realização até de atos da higiene pessoal, como tomar banho e escovar os dentes.
Como tratar uma pessoa viciada em jogo
Tratar uma pessoa viciada em jogos é uma tarefa complexa, e deve ser primeiramente diagnosticada por um psiquiatra.
O profissional fará alguns questionamentos e observará os sintomas e também poderá identificar outros transtornos apresentados pelo paciente.
Quando falamos em tratamento, seja ele para vício em videogames ou jogos online, há uma grande possibilidade de encontrar predisposição genética para alimentar a necessidade dos mecanismos neurológicos de recompensa do cérebro, satisfeita pelo comportamento compulsivo com jogos.
É mais comum em crianças e adolescentes que ainda estão em desenvolvimento.
Para adultos, o problema se torna maior ainda quando há vício em jogos de aposta ou jogos de celular, que envolvam dinheiro.
A compulsão por jogar faz com que a pessoa perca a noção do valor do dinheiro e assim ela vai perdendo mais e mais, usando os jogos como um tipo de fuga da realidade.
O tratamento para quem apresenta esse tipo de dependência, é feito como outros vícios como de dependência química. Inclusive em caso de sintomas agravados, como ansiedade e depressão, podem ser prescritos ansiolíticos e antidepressivos.
Como parar de jogar
Para substituir o lazer, profissionais recomendam a substituição por outras atividades, como a prática de esportes, meditação, aulas de música ou qualquer outra opção cultural que não envolva o contato com telas.
Com o tempo, a tendência é que o vício em jogos seja tratado e se torne mais viável, uma reaproximação dos jogos, mas sem exageros, sem uso prolongado.
Através de novas escolhas de lazer e dos hábitos voltados aos cuidados com a saúde, a recomendação é que o tempo dedicado a jogar não exceda o período de três horas em um dia, para que a pessoa tenha mais tempo para si e também para convívio social.
Atendimento
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você sobre a intervenção que necessita.