Vício em jogos de azar tratamento: entenda o que são e como aplicá-las
depender do nível de dependência do indivíduo, alguns cuidados são fundamentais para evitar efeitos colaterais severos e irreversíveis.
De fato, a intervenção de um profissional faz-se necessária pois, na maioria das vezes, o vício em jogos de azar nunca se manifesta por conta própria, mas sim com outras questões envolvidas.
Essas questões, por sua vez, precisam ser manejadas adequadamente para que não encontrem outra “válvula de escape” e prejudique o indivíduo de novas maneiras.
Quando uma pessoa ou sua família identifica os sintomas de uma pessoa viciada em jogo, é fundamental procurar ajuda especializada para conter os danos o mais cedo possível.
Se você quer saber como se livrar do vício de jogos de azar, o primeiro passo é conhecer os principais tipos de tratamento disponíveis. Saiba mais:
Tratamento de vício em jogos de azar
Semelhante a outros vícios comportamentais, os terapeutas descobriram que os jogadores compulsivos respondem positivamente ao tratamento farmacológico e psicossocial.
Desse modo, a terapia cognitivo-comportamental mostrou-se particularmente eficaz no tratamento do vício em jogos de azar, pois ensina habilidades de prevenção de recaídas e como mudar hábitos, além de identificar a causa subjacente do vício.
Além disso, grupos de suporte e programas de 12 passos são especialmente úteis, pois oferecem suporte sem julgamento para colegas viciados em jogos que estão em recuperação.
De modo mais detalhado, o tratamento para o jogo compulsivo pode incluir estas abordagens:
- Terapia. A terapia comportamental ou terapia cognitivo-comportamental pode ser benéfica, já que ela usa a exposição sistemática ao comportamento que você deseja desaprender e ensina habilidades para reduzir seu desejo de jogar.
Desse modo, a terapia cognitivo-comportamental se concentra em identificar crenças não saudáveis, irracionais e negativas e substituí-las por outras saudáveis ??e positivas. A terapia familiar também pode ser útil.
- Medicamentos. Antidepressivos e estabilizadores de humor podem ajudar problemas que geralmente acompanham o jogo compulsivo – como depressão, TOC ou TDAH.
Alguns antidepressivos podem ser eficazes na redução do comportamento de jogo. Medicamentos chamados antagonistas de narcóticos, úteis no tratamento do abuso de substâncias, podem ajudar a tratar o jogo compulsivo.
- Grupos de autoajuda. Algumas pessoas acham que conversar com outras pessoas que têm problemas com jogos de azar pode ser uma parte útil do tratamento. Peça conselhos ao seu profissional de saúde sobre grupos de autoajuda, como Jogadores Anônimos e outros recursos.
As probabilidades estão a seu favor
Se você acredita que você ou um ente querido pode ter um vício em jogos de azar, talvez seja hora de procurar ajuda.
Não há razão para passar mais um dia lutando contra o vício. Hoje em dia é possível ter acesso a instalações de tratamento equipadas para ajudar especificamente com essa condição.
Muitas pessoas boas e morais como você lutam exatamente com o mesmo problema; isso também significa que existem soluções testadas e comprovadas das quais você é mais do que capaz de aproveitar ao máximo.
Atendimento
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você sobre a intervenção que necessita.